ATM

A ATM (articulação temporo mandibular) é a articulação da mandíbula responsável pelos movimentos mandibulares. Ela é uma dar articulações mais complexas do corpo humano, sendo responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM (disfunção temporo mandibular).

Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante.

Quais os sintomas da DTM?

Disfunções da ATM apresentam muitos sinais e sintomas, alguns deles são:

– Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

– Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

– Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

– Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;

– Flacidez dos músculos da mandíbula;

– Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Como tratar a DTM?

Existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas sendo divididos em tratamentos clínicos e cirúrgicos. O clínico inclui o uso de medicamentos anti-inflamatórios para diminuição da dor por um curto período, relaxantes musculares, uso de placas miorelaxantes, acupuntura, fisioterapia e outros tratamentos.

Quando o tratamento clínico não soluciona a DTM o tratamento cirúrgico através de técnicas minimamente invasivas pode ser indicado (artroscopia ou reposicionamento do disco articular).

MARQUE UMA CONSULTA