PERIODONTIA

A Periodontia é a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

O que é doença periodontal?

Essa doença é caracterizada por uma infecção de bactérias que afeta a estrutura e o suporte dos dentes (gengiva e osso). Ela começa com a formação do cálculo (tártaro), este se acumula nos dentes causando uma inflamação na gengiva que progride para o sangramento e inchaço da gengiva (gengivite).

A gengivite quando não tratada evolui para a doença periodontal, onde se tem a perda progressiva da inserção da gengiva e do osso, levando a perda do dente.

O maior fator de desencadeamento de doenças deste tipo é o excesso da placa bacteriana, por isso a importância da higiene bucal e de uma alimentação balanceada. Além disso, ela também pode estar relacionada a outras doenças como diabetes, artrites reumatoides, fumo, estresse e outras alterações.

Como é o tratamento?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. A doença periodontal pode deixar como sequelas alterações estéticas como deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podem minimizar esses defeitos.

MARQUE UMA CONSULTA